sexta-feira, 20 de novembro de 2009

atividades

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Equlíbrio
projeção de acontecimentos futuros
Ritmo
Reação para tomadas de decisão
Latrealidade

Coloque a turma em uma sala ampla, sem cadeiras, ou mesmo no pátio da escola. Certifique-se que os alunos se mantenham afastados por pelo menos dois braços uns dos outros e à sua frente e costas.
Explique que a brincadeira é rodar no mesmo lugar na velocidade em que achar que está o ritmo da voz do professor. Quanto mais rápido o professor falar, mais rápido os alunos deverão girar. O professor deverá começar falando devagar, calmamente, sobre uma rotina regular, equilibrada, que englobe igualmente responsabilidades e prazeres.

Coloque os alunos agora em fila, em frente a uma linha e peça para que todos andem em linha reta. A dificuldade pela falta de orientação no equilíbrio será enorme. Deixe que esta dificuldade seja bem aparente fazendo com que os alunos andem em linha reta tendo o menor tempo possível entre o rodopio e o começo da caminha em linha reta.
Reúna agora os alunos no centro da sala ou do pátio e converse com eles sobre esta experiência.
Dados da Aula: O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Aprender a tabuada de forma prazerosa.
- Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada.
- Compreender o algoritmo da multiplicação.
Duração das atividades:Duas horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.Adição de números naturais: operação e propriedades.Estratégias e recursos da aula
Esta proposta de aula pode ser aplicada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental podendo estender-se até o 6º ano (5ª série).
Nas séries iniciais o professor deverá trabalhar primeiro com material manipulável (pedrinhas, tampinhas, fichas de retalhos de cartolina ou papel cartão e outros) e apropriado para cada turma, com o objetivo de compreender o significado da multiplicação como uma adição de parcelas iguais

2 x 1 =______ +______ =_____ x _____=_____
O resultado esperado é:1 + 1 = 2 x 1 = 2
Continuar o trabalho com tampinhas até formar cada “família”, ou seja, cada tabuada. Atividades como as que seguem poderão ajudar a compreender o algoritmo da multiplicação.
Descubra o segredo.

A bola quica de ____ em ____ até 20.
Explore a atividade registrando no caderno as descobertas:
• Que número posso repetir 2 vezes para obter 0?
Resposta esperada: 0 + 0 = 0 ou 2 x 0 = 0
• Que número posso repetir 2 vezes para obter 2?
Resposta esperada: 1 + 1 = 2 ou 2 x 1 = 2
• Que número posso repetir 2 vezes para obter 4?
Resposta esperada: 2 + 2 = 4 ou 2 x 2 = 4
Com esta atividade você estará construindo e trabalhando novamente a compreensão do algoritmo da multiplicação.
Para cada “família” crie uma ilustração que possibilitará a exploração e registro da tabuada.

Um comentário:

  1. Bem legal esses conceitos, muito educativos e criativos. bem lindo teu blog. Adorei

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